BLOG E CONTEÚDOS
O que significa o termo broadcast e qual sua importância?

O que significa o termo broadcast e qual sua importância?

Sabe o que é broadcast? Então, entenda melhor o impacto que as diferentes tecnologias e serviços tiveram no dia a dia das pessoas!

As tecnologias de broadcast evoluíram de tal forma que o processo se tornou popular e acessível não apenas para as empresas, mas também para o grande público. Mas você sabe o que é broadcast e qual sua importância para a nossa sociedade?

Neste post, vamos explicar melhor o que é esse conceito e como ele impacta a vida das pessoas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é broadcast?

Broadcast é um termo com origem na língua inglesa que significa basicamente “transmitir”. Trata-se do processo pelo qual determinada informação é difundida ou transmitida para diversos receptores ao mesmo tempo. Uma expressão similar muito utilizada hoje é o streaming de conteúdo.

Essa tecnologia faz parte de nosso cotidiano há muitas décadas. Seu início remonta aos sinais de rádio, que transmitiam som por meio de ondas de radiofrequência, ainda no fim do século 18. Já as transmissões de TV tiveram seu início no dia 30 de setembro de 1929, com a permissão para entrar no ar um experimento em parceria com a BBC Londres.

O broadcast, no entanto, é muito mais abrangente. Isso pois transmite diferentes tipos de mídia por meio cabos, fibra óptica, linhas telefônicas, ondas de rádio e satélite.

A internet impulsionou de modo muito significativo o processo de broadcast. Assim como as redes de televisão faziam um broadcast de seus programas, diferentes serviços fazem a transmissão de conteúdos utilizando a internet, como YouTube, Spotify e Netflix. 

As redes sociais também não ficam de fora. Desde 2000, plataformas como Orkut, Facebook, Instagram e Tik Tok foram responsáveis pela transmissão de diversos conteúdos.

Qual a sua importância?

Ao longo da história moderna, as diferentes tecnologias e serviços que utilizam o broadcast foram os grandes responsáveis pela democratização e individualização da transmissão de conteúdos. Antes, a difusão ficava restrita aos grandes veículos de mídia no rádio e na TV. No entanto, com a internet e plataformas como YouTube, além de plataformas de eventos online, as transmissões se popularizam cada vez mais.

Além disso, havia um alto custo para montar uma infraestrutura de transmissão, já que era necessário ter acesso a antenas e satélites para que as frequências fossem difundidas. No entanto, qualquer pessoa hoje, de posse de um smartphone, tablet ou computador, consegue criar conteúdos e disponibilizar na rede para que sejam transmitidos para um infinidade de pessoas.

Nos últimos anos, esse avanço das tecnologias foi importante não apenas para a transmissão de conteúdos pessoais, mas também para disponibilizar conteúdos e informações de conteúdos de interesse do grande público.

Muitos usuários, por exemplo, não consomem mais canais de TV aberta, muito menos o rádio. O conceito “on demand” ficou bastante difundido. Na prática, por meio de um aplicativo, é possível ter acesso a um vasto acervo de filmes e álbuns em uma proporção nunca antes imaginada.

Tendência do Broadcast

Nessa tendência, as empresas também podem tirar muitas vantagens para produzir e compartilhar conteúdos em diversos tipos de mídias. Plataformas de eventos, por exemplo, permitem não apenas o processo de broadcast, mas fornecem todas as ferramentas para planejar e gerenciar seus projetos

É um nível de transmissão e interação com a audiência muito superior ao que os canais de TV imaginavam, tudo isso de uma forma bem acessível. Assim, palestras, aulas, treinamentos e outros tipos de eventos podem ser feitos totalmente em um ambiente online todo personalizado. Dessa forma, quer saber mais como utilizar uma plataforma de eventos para fazer a transmissão de seu conteúdo? Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis!

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email