BLOG E CONTEÚDOS
Treinamento online de equipes: Aprenda como realizar o melhor evento digital!

Treinamento online de equipes: Aprenda como realizar o melhor evento digital!

Treinamento online de equipes se tornou ainda mais comum com a pandemia. Entenda como garantir o sucesso dessa estratégia.

As restrições decorrentes da pandemia da covid-19 impuseram muitos desafios para as empresas. Um deles é a necessidade de gerenciar o treinamento online de equipes. A dificuldade dessa estratégia virtual é não somente ministrar conteúdos e encontros, mas também conquistar o engajamento dos colaboradores.

Pensando nessa nova realidade — que se tornou também uma tendência —, compartilhamos algumas dicas de como aumentar as chances de sucesso no treinamento de suas equipes.

Entenda as equipes que vão receber o treinamento online

Ter um conhecimento amplo sobre o público que vai participar do treinamento é muito importante. Levante informações sobre o entendimento técnico e os hábitos dos membros das equipes. Sendo assim, com os dados certos, é possível definir atividades, recursos e conteúdos que vão ser relevantes para os participantes.

Por exemplo, o tipo de treinamento online ministrado para novos colaboradores é diferente do realizado para profissionais mais experientes que já estão na companhia há mais tempo. Além disso, a área de conhecimento e o setor em que trabalham também devem ser levados em conta.

Tenha uma visão geral das atividades que vão ser executadas

Esta etapa está relacionada ao conteúdo, que é um dos tópicos mais importantes. Então, pense nos objetivos do treinamento online. Pode ser que a ideia seja ajudar as equipes a aumentar as vendas, desenvolver habilidades de liderança, modificar hábitos e atitudes, entre outros.

A partir desses objetivos criados, você conseguirá ter uma visão clara do roteiro que será executado nos encontros online.

Forneça os insumos necessários para o evento

No treinamento online de equipes promovido pela empresa, é responsabilidade dos gestores providenciar os materiais necessários para a condução e participação do evento. Então, considere como será o acesso à plataforma, uso de dispositivos, compartilhamento de arquivos, entre outros detalhes.

Automatize o máximo que for possível

Gerenciar equipes espalhadas geograficamente não é nada fácil. As diversas tarefas podem se perder e gerar atrasos e falhas na comunicação com os participantes. Por isso, o ideal é contar com uma plataforma que permita não somente a criação, mas também o gerenciamento dos eventos online. Assim, os gestores poderão se concentrar no que é mais importante.

Planeje a interação entre o time

A interação é essencial para o aprendizado e o bom aproveitamento do treinamento online. Por isso, não deixe de buscar recursos que criem um ambiente dinâmico e interativo. Em seu planejamento estratégico, preveja a distribuição de conteúdos de diferentes formatos, como vídeos, e-books, webinars e infográficos.

Aposte na gamificação pode ser uma boa estratégia

Uma ótima dica para tornar o ambiente mais interativo e dinâmico é inserir no roteiro elementos de jogos, incluindo competições, pontuações, prêmios e divisão por fases, por exemplo. Por isso, esse tipo de experiência aumenta consideravelmente as chances de conquistar o engajamento.

Traga exemplos de fora também pode ser inspirador

Cases de sucesso são sempre inspiradores. Além de facilitar o entendimento do conteúdo por apresentar experiências práticas, também podem motivar a equipe a colocar em prática o conteúdo do treinamento.

Dê atenção às lideranças das equipes

Não somente os colaboradores e equipes precisam ser capacitadas. O treinamento também deve ser direcionado para as lideranças, ou seja, àqueles responsáveis pelas tomadas de decisão. Uma boa liderança pode impactar de forma muito positiva o trabalho diário feito pelas equipes.

Mensure sempre os resultados

Todo evento gera um grande volume de dados que pode ser usado para gerar insights e direcionar as ações dos próximos projetos de treinamento online. Por isso, sempre mensure e analise os resultados para continuar aprimorando o treinamento online de equipes na sua empresa.

E não se esqueça de contar com uma plataforma de gestão de eventos digitais que te dê funções para coletar e analisar esses dados. A Digiclowd é uma plataforma que pode se tornar o seu centro de convenções virtual, com tudo o que você precisa para criar eventos memoráveis.

Solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email