BLOG E CONTEÚDOS
Presencial, Virtual ou Híbrido: Como escolher o melhor formato para seu evento de pequeno, médio ou grande porte

Presencial, Virtual ou Híbrido: Como escolher o melhor formato para seu evento de pequeno, médio ou grande porte

Misturando os eventos presenciais com o virtual, temos a modalidade híbrida, já ouviu falar? Como escolher o melhor formato para sua empresa? Confira nossas dicas!

Por conta da pandemia, os eventos que antes eram presenciais passaram todos a ser realizados de modo virtual. Essa experiência fez com que muitas empresas descobriram a importância do online para engajar seu público. Dessa forma, mesmo com a gradual volta à normalidade, o que percebemos é que o formato dos eventos será no modo híbrido, aproveitando o que há de melhor em cada uma das modalidades.

No entanto, esses três formatos têm públicos e objetivos diferentes. Então, é preciso saber como escolher o melhor para seu evento.  Pensando nisso, vamos explicar neste post qual a diferença e as principais aplicações para esses modelos de eventos. Confira!

O que é um evento presencial?

Em um evento presencial, ou offline, os participantes vão a um espaço físico preparado, como auditórios e feiras ao ar livre. Assim, para sua realização, a empresa precisará alugar um espaço, montar equipamentos, contratar serviços de facilities, entre outros investimentos.

Esse tipo de evento gera muitas vantagens. Contato face a face é uma das melhores formas de fazer networking, conhecer novos profissionais e alcançar novas oportunidades de negócios. Além disso, a experiência sensorial é mais completa e impactante, uma vez que o participante está imerso em um ambiente preparado pelos organizadores com aromas, sons, sabores e muito mais.

A dificuldade está exatamente nos limites que o espaço físico impõe, como número de pessoas que vão participar, distância geográfica do evento, altos custos e leque de tecnologias disponíveis para gerar engajamento.

E quanto ao evento virtual?

O evento virtual ocorre por meio da transmissão do conteúdo via internet. Para isso, diferentes tecnologias e plataformas de streaming podem ser utilizadas. Sendo assim, esse ambiente por si só traz muitas vantagens, como:

  • riqueza de dados para analisar o comportamento dos usuários;
  • baixo custo;
  • diferentes meios de interação, como chats online e salas simultâneas; 
  • alcance a qualquer pessoa, onde quer que estejam;
  • maior flexibilidade de fornecer o conteúdo gravado;
  • facilmente customizável;
  • fácil geração de leads.

Por outro lado, também tem seus riscos. Há possibilidade de erros de conexão, áudio e vídeo, que podem comprometer a qualidade do evento. Além disso, a passividade de assistir um evento pelas telinhas pode ser mais cansativo para o usuário. Sem falar na competição por audiência com tantas lives lançadas diariamente.

E o evento híbrido?

O evento híbrido mescla os dois modelos de eventos. Ou seja, o evento conta com participantes presenciais, e o conteúdo é simultaneamente transmitido ao vivo para outros participantes remotos.

Esse modelo é bem interessante, pois consegue unir as vantagens do impacto do presencial e o alcance do online. Participantes presenciais podem interagir com outros que assistem à distância.

Como escolher o melhor formato?

Para escolher o melhor formato, é importante levar em conta o tipo de público que deseja alcançar. Afinal, muitos profissionais farão esforços adicionais para estar presente em um evento presencial. Outros, talvez pela distância, poderiam tirar proveito da transmissão, sem perder qualidade na interação com os demais participantes.

Independentemente de qual seja a escolha, é sempre importante ter um roteiro bem planejado. Sendo assim, em eventos híbridos, a recomendação é ter um bom estúdio, com recursos de câmera, som e luz, além de uma ilha de edição para deixar a transmissão com uma aparência mais profissional.

Além disso, conte com uma plataforma de eventos de qualidade, como a Digiclowd, que forneça os recursos necessários para a transmissão.

Solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email