A importância do relatório de navegação e engajamento entregue após o evento realizado

A importância do relatório de navegação e engajamento entregue após o evento realizado

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Ago 9, 2023

Qual a importância dos relatórios de navegação e engajamento para analisar os resultados do seu evento online? Confira!

Hoje em dia, dados e informações são indispensáveis para uma análise em qualquer área ou segmento de atuação. Isto ao menos, é o jargão comum dentre as comunidades de tecnologia, empresas, startups. Dentre tantas possibilidades existentes no mundo hoje, onde se tenha preocupação em analisar os fatos ocorridos, para tomar ações que melhorem as próximas interações, ofertas, qualidade de produto, processo ou serviço, deve-se fazer análises e gerar relatórios.

Quando o assunto chega no âmbito de eventos (que sempre foram presenciais antes da pandemia), vemos que os dados coletados de participantes de eventos não passam de (i) quem se cadastrou; (ii) quem entrou no evento. Tratando-se de feiras de negócios, cada stand/empresa cuida de seus próprios controles, mas sabemos que há pouca coleta de dados, além do cartão de visitas. Leitores de crachás são utilizados, mas não passam de uma informação fria. 

De uma maneira geral, sabemos que até o momento dados de comportamento de participantes de eventos são muito pouco avaliados. Muito menos coletar informações do que os participantes estão pensando ou interessados. Se os participantes se engajaram com alguma área do evento, quais respostas deram às enquetes ou perguntas realizadas, é tudo muito incipiente ainda.

Por isto que a realização de um evento híbrido ou 100% digital, utilizando uma plataforma apropriada, oferece um novo patamar de pesquisa sobre o engajamento de participantes, independente do tipo do evento.

Entendendo o seu público

O primeiro passo ao se organizar novos eventos, é procurar entender qual o objetivo do evento. Realizar um treinamento? Apresentação de resultados? Apresentação de novo produto? Agregar uma comunidade sob a ótica de um interesse comum? Feira de negócios? Pois bem, independente do resultado do objetivo a ser alcançado, onde é mais óbvio que tal objetivo seja mensurado, não podemos desprezar o momento em que as pessoas estejam participando do evento para saber um pouco mais sobre o que estas pessoas pensam ou se interessam. Hoje em dia este tipo de análise se limita a analisar engajamento em redes sociais. Quantos views, likes, downloads de materiais via Call to Action, aberturas de e-mails são KPI’s mais comuns em entrega de relatórios de resultados de campanhas digitais.

A importância da navegação e engajamento em eventos online

Porém, quando você está realizando um evento, temos a gigantesca oportunidade de poder entender melhor um participante que se prontificou a participar de um evento. Existem eventos com participação obrigatória (como no caso de empresas) ou participação livre (eventos abertos, ou feiras de negócios). Independente da razão pela qual um participante se motivou a participar, no momento do evento ele está com foco em sua participação e atento ao tema do evento. Ele não quer saber apenas o que vão lhe apresentar, mas ele busca um universo de informações sobre o assunto em questão.

Se fizermos um evento num saguão, para uma palestra às 18:00hs, havendo stands de apresentação de soluções, produtos ou ideias, as pessoas irão passear por estes stands. No mínimo algum interesse vão demonstrar, e se não houver interesse de nenhum dos participantes, isto também será um indicativo. Ou os expositores não são adequados para este tipo de evento, ou os produtos não se mostram de valor aos participantes. De alguma forma, a reação dos participantes irá sinalizar informações ao organizador.

Com o uso de plataformas digitais para eventos, é possível construir uma narrativa em volta do tema principal do evento, e colocar à disposição diversos modelos de apresentação de produtos ou serviços, exposição de normas e procedimentos, ideias sobre vários temas da atualidade, como saúde, lazer e conhecimento. Inclusive em formatos que tragam engajamento dos visitantes aos ditos stands digitais.

Navegação e engajamento – A importância da análise dos dados do evento

E o mais importante é, após a realização do evento, analisar todos estes dados. Quem navegou por onde, como foi a participação das pessoas. Baixaram material, viram vídeos de apresentação? Interagiram com os atendimentos disponibilizados nos stands? Quanto tempo ficaram assistindo à palestra? Qual o % de participação durante uma palestra? Como foi a interação entre os participantes de um evento? Quem buscou o contato de quem? Dentre tantas outras informações possíveis de serem mensuradas, dependendo de como o evento é montado.

Acreditamos no futuro de relacionamento de marcas com seus públicos internos e externos, uma nova fase de engajamento. Se antes existia rede social, youtube, websites e email, agora temos a possibilidade de ter isto tudo em um só lugar. Com beleza, facilidade, acessibilidade e objetividade. Sempre acompanhado de um relatório para saber como foi, e preparar-se para o próximo evento, cada vez melhor.

Conheça as nossas soluções, acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Digiclowdeventos corporativoseventos digitaiseventos online
Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Veja também

Blog

A importância do CSS na customização do seu evento online

Blog

Descubra como uma plataforma de eventos digitais pode trazer mais engajamento para eventos corporativos