BLOG E CONTEÚDOS
Você sabe como funciona o cálculo do valor do streaming da transmissão de um evento?

Você sabe como funciona o cálculo do valor do streaming da transmissão de um evento?

Sabe quanto custa fazer um evento online? Sendo assim, confira como funciona o cálculo do valor do streaming!

Os eventos online se tornaram uma febre durante a pandemia. Dessa forma, essa experiência permitiu que muitas empresas descobriram uma forma bastante econômica e eficiente de alcançar o público. Apesar disso, fazer uma transmissão de qualidade exige recursos, se realmente deseja garantir um resultado profissional.

Neste artigo, nós vamos compartilhar algumas informações sobre como o cálculo do valor do streaming é feito. Então, saiba o que é levado em conta nesse orçamento.

Quais são os principais custos relacionados ao cálculo do valor do streaming?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que fazer um evento online por meio de transmissão é bem mais barato do que um evento presencial. Itens como hospedagem, passagens, aluguel de espaço, buffet e decoração não precisam ser bancados.

Ao contratar uma plataforma de streaming para transmitir seus eventos online, porém, há outros itens que entram no cálculo do projeto. Afinal, veja só!

Pagamento de palestrantes

Um dos principais custos relacionados ao cálculo do valor do streaming são os palestrantes. Em geral, são o ponto alto da transmissão e podem atrair muitos participantes.

Equipe técnica

A equipe técnica é responsável pela sonorização e pelas imagens capturadas no evento. Além disso, esses profissionais contratados podem elevar o nível de qualidade da produção de forma muito significativa. 

Estúdio de gravação

O estúdio de gravação é uma opção para empresas que não contam com uma infraestrutura de gravação ou transmissão profissional. Dessa forma, podem incluir esse custo no cálculo do valor de transmissão.

Marketing e divulgação

O marketing digital é essencial para seu evento digital. Por isso, é por meio dessa estratégia que você vai atrair mais clientes para o seu evento. Sendo assim, existem diferentes estratégias de marketing, entre elas:

  • anúncios pagos: configure a palavra de anúncios para direcionar a divulgação do seu evento para o perfil certo do público;
  • inbound marketing: utilize seus canais de produção de conteúdo para atrair seus clientes de forma orgânica por meio de vídeos no YouTube, blog ou redes sociais;
  • patrocínio de influencers: invista em parcerias para que influencers da área divulguem seu evento.

Custos da plataforma de streaming

Quando o objetivo é entregar um evento profissional, dificilmente soluções gratuitas serão suficientes. Será necessário contar com uma plataforma especializada para auxiliar em todas as etapas do projeto, do planejamento ao monitoramento de resultados.

Como a plataforma de transmissão faz o cálculo do valor?

As plataformas podem adotar modelos diferentes para calcular o valor da transmissão. Aqui na Digiclowd, caso a sala seja modelo webinar ou hackathon, existe uma tabela específica. Já a precificação das salas com transmissão via estúdio é definida a partir de dois critérios:

  • quantidade de pessoas que assistem ao evento;
  • tempo de transmissão;

Multiplicando esses dois itens, chegamos a um valor por pessoa e por hora. Assim, quanto mais pessoas e quanto maior o tempo de transmissão, mais será o valor. Assim, uma boa estratégia para economizar é definir um bom roteiro. Entenda por quê!

Como um bom roteiro pode ajudar você a economizar?

Caprichar no roteiro com certeza é a melhor estratégia para tornar seu evento mais interessante. Já produzimos um material gratuito completinho sobre o assunto para você conferir os detalhes. Mas gostaríamos de ressaltar que um bom roteiro vai definir tudo o que vai acontecer durante o evento, e quanto tempo vai levar.

Assim, com o roteiro, a empresa consegue aproveitar ao máximo as horas online e manter o controle da transmissão.

Entender e planejar corretamente o cálculo do valor de transmissão é essencial para garantir que o evento não sairá do orçamento e terá um bom retorno para a marca. Então, entre em contato com a Digiclowd para maiores informações sobre os valores.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email