BLOG E CONTEÚDOS
Qual o melhor tipo de câmera para streaming?

Qual o melhor tipo de câmera para streaming?

Precisando de uma boa câmera para streaming? Então, confira nossas dicas para você escolher o tipo ideal!

Saber qual câmera usar era pra ser uma missão simples, mas são muitas opções no mercado de equipamentos e marcas com especificações diferentes que podem gerar dúvidas e confusão. E quando falamos em câmera para streaming, as incertezas podem ser ainda maiores. Afinal, um dispositivo adequado vai além da qualidade de captura, pois também expressa seu comprometimento e profissionalismo com o projeto.

Para ajudar você nessa escolha, criamos uma lista de alguns tipos de câmera que têm o foco em transmitir imagens ao vivo, como em eventos, lives e reuniões.

Por que investir em uma boa câmera para streaming?

Muitos talvez optem por câmeras do tipo webcam. Existem muitas delas que até resultam em uma qualidade satisfatória, mas é preciso levar em conta os objetivos, o perfil da empresa e as expectativas do público. Afinal, a qualidade da transmissão está muito relacionada também ao tipo de imagem alcançada.

Essa qualidade vai interferir na experiência do usuário e na reputação da empresa. Uma câmera inadequada pode dar um aspecto “amador”, impactando negativamente a reputação da marca e do valor do evento.

O que levar em conta na hora de escolher sua câmera para streaming?

Considerando a importância de investir em uma boa câmera, vamos listar alguns tipos de câmera e o que seria ideal para os seus objetivos.

Webcams

Existem modelos embutidos no notebook e externos. Se a opção for por uma câmera desse tipo, o ideal é investir em modelos externos, uma vez que apresentam uma qualidade melhor.

Embora muitos considerem as webcams como muito inferiores, é preciso lembrar que esses dispositivos evoluíram bastante, e é possível encontrar marcas que filmam em full HD (1080p) custando na faixa dos R$ 400.

Embora elas não substituem as câmeras profissionais, elas podem ter um ótimo custo-benefício para eventos que não exigem muitas funcionalidades, como webinars e treinamentos.

Smartphones

Muitos smartphones embarcam câmeras mais robustas do que as webcams. Por isso, são muito utilizadas em lives e outros tipos de transmissões ao vivo. Você pode elevar a qualidade e encontrar novos recursos através de aplicativos adicionais.

Câmeras profissionais

As câmeras profissionais são equipamentos ideais para eventos corporativos e que talvez tenham um alcance maior. Com sua qualidade de imagem de estúdio, é possível alcançar níveis de resolução muito atraentes que vão expressar bastante profissionalismo para sua marca.

Existem diferentes modelos com características bem distintas. Um modelo bastante usado é o NX5R, da Sony. Outros equipamentos equivalentes também vão gerar imagens satisfatórias para sua transmissão.

Câmeras robóticas

As câmeras robóticas são equipamentos capazes de serem operados a distância. Tornaram-se muito populares especialmente nesta pandemia em que era necessário manter o distanciamento social. São gerenciadas a partir de ilhas de edição, nas quais a equipe pode conduzir a transmissão e fazer todo o gerenciamento necessário.

GoPro e outras câmeras de ação

Mais popularmente conhecidas como câmeras de ação, as câmeras de ação são utilizadas em transmissão ao vivo especialmente em cenas de movimento. Mas não se esqueça de fazer todos os testes necessários para garantir que as imagens capturadas em momentos de ação são realmente nítidas e de qualidade, sem tremulações ou perdas de frame.

Câmeras HDSLR

As câmeras HDSLR são equipamentos muito profissionais utilizados principalmente para a gravação de comerciais, filmes e vídeos institucionais. Contam com diversos tipos de lentes que podem ser acopladas à câmera. Por isso, elas são muito versáteis, podendo se adaptar a diferentes tipos de filmagem e iluminação.

São de custo maior, além das lentes que normalmente são compradas à parte. Assim, embora não sejam ideais para serem usadas como câmeras para streaming, por apresentar um custo-benefício não muito interessante, podem ser utilizadas em projetos específicos.

Investir em uma câmera para streaming de qualidade é essencial para fortalecer a sua marca no mercado de eventos e assim produzir projetos profissionais que realmente vão chamar a atenção de sua assistência.

A Digiclowd conta com uma plataforma profissional de gestão de eventos. Quer saber mais? Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email