BLOG E CONTEÚDOS
Qual a importância da pesquisa de experiência e satisfação com a audiência após eventos online?

Qual a importância da pesquisa de experiência e satisfação com a audiência após eventos online?

Você faz pesquisa de experiência em seus eventos online? Entenda melhor a importância dessa estratégia e saiba como fazer!

Uma das melhores formas de avaliar de forma objetiva o sucesso do seu evento digital é por meio da pesquisa de experiência e satisfação, feitas durante e após a transmissão. Assim como um evento presencial, é importante e essencial saber o feedback do público que participou de um evento online. Dessa forma, o que eles acharam, o que poderia melhorar, quais foram pontos positivos e negativos, entre outras questões serão facilmente analisadas. 

Quer saber mais sobre como elaborar um questionário e entender qual a percepção da sua audiência em relação ao seu evento? Então, leia o post e descubra!

O que é pesquisa de experiência e satisfação para eventos?

A pesquisa de satisfação para eventos é um questionário ou formulário utilizado para coletar o feedback dos participantes sobre seu evento. Essa avaliação inclui a percepção e a experiência que tiveram, destacando pontos negativos ou positivos.

Essa pesquisa pode abarcar perguntas de múltipla escolha, para uma métrica mais objetiva, ou então perguntas mais abertas, em que o participante tem a opção de detalhar suas opiniões.

Por que fazer pesquisas de satisfação após os eventos digitais?

Essa avaliação ajuda a mapear os resultados da realização do evento digital, possibilita analisar se os objetivos foram alcançados e compreender qual foi a percepção do público em relação ao evento. Por isso, ao fazer as perguntas certas e no momento mais adequado, você entende a visão do público e então terá mais condições de implementar melhorias nos próximos eventos. Entenda melhor a importância dessa estratégia!

Medir a satisfação do público em relação ao seu evento digital

Certamente você deseja proporcionar uma experiência encantadora à sua audiência. Mas será que esse objetivo foi alcançado? Perguntar é a forma mais fácil de descobrir, não é mesmo? Se a experiência não tiver sido satisfatória, pode ser que os participantes comecem a falar de modo negativo da sua marca, o que não seria nada bom para seu posicionamento de mercado. Então, é preciso extrair essa informação o quanto antes.

Mapear interesses

As pesquisas também ajudam sua equipe a descobrir temas e preferências que interessam seu público para próximos eventos. Assim, você atrai ainda mais pessoas para seus próximos projetos.

Detectar pontos fracos e fortes

Ao dar voz para seu público, fica mais fácil identificar quais problemas a serem ajustados ou aspectos do seu evento que devem ser mais bem explorados nas próximas oportunidades.

Como fazer pesquisa de experiência?

Convencido da importância de aplicar pesquisas? Então, saiba como colocar essa estratégia em prática!

Selecione o método de pesquisa

Em primeiro lugar, é importante você decidir que tipo de informação deseja extrair do seu público. O ideal é ser simples e direto para garantir a participação de um número maior de pessoas. Sendo assim, algumas das principais metodologias de pesquisa incluem:

  • Em uma escala de 1 a 10, qual seu nível de satisfação com o nosso evento?
  • Em uma escala de 1 a 10, quais as chances de você recomendar nosso evento para outra pessoa?
  • De 0 a 10, qual nota você daria para seu nível de aproveitamento do evento?
  • De 0 a 10, qual o nível de qualidade da transmissão?
  • O que mais gostou do evento?

Escolha o momento certo

As pesquisas podem ser feitas não apenas após o evento, mas também durante a transmissão. É importante também não demorar para enviar o questionário. Assim, a percepção dos participantes ainda estava fresca na mente.

Decida qual ferramenta usar

Existem diferentes ferramentas para obter o feedback, desde formulários enviados por e-mail e redes sociais, até soluções específicas. O ideal é que a plataforma forneça recursos para extrair essas informações. A Digiclowd, por exemplo, permite integração com serviços externos, como o Sli.do, para coletar as opiniões das participantes em tempo real!

Pronto para implementar essa estratégia em seus eventos online? Se quiser tornar esse processo bem fácil, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email