BLOG E CONTEÚDOS
Por que investir na metodologia NPS para eventos online?

Por que investir na metodologia NPS para eventos online?

Será que vale a pena investir em NPS para eventos online? Neste artigo você vai entender como funciona a metodologia e as vantagens dessa estratégia!

Uma das principais formas de recolher dados para determinar o sucesso de um evento online é por meio de pesquisas de satisfação. Das diferentes metodologias existentes, a NPS talvez seja a mais utilizada e também mais útil para as estratégias da empresa. Os resultados do NPS para eventos online podem gerar insights importantes para você continuar aprimorando seus eventos a promovendo ainda mais engajamento na sua audiência.

Mas como funciona a metodologia NPS e que vantagens justificam esse investimento? É sobre isso que vamos discutir neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona a metodologia NPS?

NPS é a sigla em inglês para Net Promoter Score e denomina uma metodologia de pesquisa. A ideia é simples: por meio de uma pergunta, o usuário pode pontuar a experiência que teve com sua marca. Um exemplo simples é:

  • “Em uma escala de 0 a 10, quais são as chances de você recomendar nossa empresa (ou nosso evento) para um amigo, parente ou conhecido?”

É muito provável que você já tenha respondido esse tipo de pesquisa algumas vezes. Apesar de muito simples, é bastante eficiente. Os participantes podem ser classificados em três grupos:

  • detratores: pontuam entre 0 (zero) e 6, pois tiveram alguma experiência ruim e é muito provável que falem mal da sua marca;
  • neutros: pontuam entre 7 a 8, estão satisfeitos, mas faziam negócio com outra marca;
  • promotores: pontuam entre 9 e 10, tiveram uma ótima experiência e vão recomendar a sua empresa.

Como é aplicada a metodologia NPS para eventos online?

Após o evento, uma pesquisa pode surgir na tela após o encerramento do evento online ou ser enviada por e-mail. Assim, todos os participantes receberão a pesquisa para dar sua opinião. E é importante que isso seja feito sem demora, pois a experiência vai estar bem fresca na mente da audiência.

Diferentes aspectos podem ser avaliados, como qualidade do conteúdo, performance dos apresentadores e palestrantes ou os materiais utilizados. Assim, é possível saber exatamente quais as impressões do público em relação ao seu evento online.

Quais as vantagens de investir nessa metodologia?

A metodologia NPS (Net Promoter Score) é considerada a mais eficaz para se mensurar a satisfação de um cliente sobre determinado produto, serviço ou no caso de eventos online. Esse método permite que os decisores melhorem o posicionamento de mercado a partir dos dados obtidos pela pesquisa.

Além disso, a metodologia NPS para eventos online é simples e objetiva para quem responde e para quem aplica. Gerando muitos dados em pouco tempo e com relativa facilidade. 

Os dados gerados também podem servir como justificativa dos investimentos feitos e até na conversa com novos patrocinadores. Afinal, eventos bem qualificados costumam atrair muitas marcas. 

Também é possível determinar se ajustes são necessários ou até mesmo se determinado evento foi realmente relevante para a audiência. 

A metodologia NPS para eventos online é uma ferramenta gerencial importante para medir o impacto do seu conteúdo aos olhos do público. É possível saber se sua marca está gerando resultados e está sendo fortalecida por meio dos eventos. Isso, portanto, evita desperdícios de recursos e até ajuda a identificar novas oportunidades de negócios.

A Digiclowd é uma ferramenta completa para planejar e executar seus eventos online. Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email