BLOG E CONTEÚDOS
O efeito chroma key é sempre uma boa opção para eventos online?

O efeito chroma key é sempre uma boa opção para eventos online?

Querendo usar o efeito chroma key na sua transmissão ao vivo? É um ótimo recurso, mas é preciso ter cautela. Saiba como!

Antes restrito a grandes estúdios, o avanço e a popularização das tecnologias de edição permitiram que recursos como o efeito chroma key se tornassem acessíveis aos usuários em geral. O que deveria ser uma vantagem, acabou se tornando um problema em muitos casos. O exagero e a generalização da aplicação do efeito chroma key acabou tendo um resultado contrário, com produções que acabam tirando o foco do objetivo.

Pensando nisso, produzimos este post que vai ajudar você a entender em que momentos o efeito chroma key pode ser uma ótima opção e que cuidados são necessários. Além disso, vamos dar algumas dicas simples, porém muito eficientes para melhorar o uso do recurso.

O que é o efeito chroma key?

O efeito chroma key é uma técnica de edição de imagens e vídeos que insere uma imagem sobre a outra, removendo uma cor sólida previamente definida. Normalmente, essa cor é verde ou azul. 

Dessa forma, mesmo dentro de um estúdio, é possível fazer uma gravação em frente ao fundo verde e depois retirar esse fundo para inserir um outro cenário, como uma praia ou a torre Eiffel. 

Quais as vantagens e desvantagens de usar esse efeito?

Apesar dessa vantagem e facilidade de inserir um objeto ou uma pessoa em diferentes cenas, existem também desvantagens nessa técnica. Veja só.

Vantagens

O efeito chroma key facilita bastante a produção dos vídeos, reduz custos de cenário, fornece mais versatilidade ao conteúdo, além de ter a possibilidade de inúmeros fundos. 

Desvantagens

Nem sempre o chroma key é a melhor opção. Por exemplo, a iluminação pode ser um problema, pois fica complicado reproduzir os mesmos tons do cenário, muitas vezes resultando em uma imagem bastante artificial. Com isso, pode haver perda de estética e de interação real.

Se o resultado não for bom e o fundo não combinar, pode ser que a sua audiência se distraia e o objetivo do evento online não cumprir seu objetivo. 

Como usar o efeito chroma key da forma correta?

Para usar o efeito chroma key, é importante se planejar bem, pensando na cor predominante dos objetos em cena e a cor de fundo. Isso é importante porque a cor sólida escolhida no fundo naturalmente vai refletir um pouco nos elementos do cenário que estão em primeiro plano, resultando em uma contra-luz colorida, que chamamos de spill. 

Assim, é preciso escolher uma cor sólida e coerente com a cena. Por exemplo, no cenário de praia com um pôr do sol, é possível escolher o vermelho. Se for em um bosque, o verde pode ser uma boa opção. 

Para construir esse fundo, você pode usar tinta, tecido ou até mesmo papel e cartolina. A única ressalva é evitar pontos de mancha, tomadas, pontos de brilho ou amassados, pois podem interferir na qualidade do cenário inserido. Sendo assim, para reduzir problemas de spill, mantenha uma distância razoável entre o fundo e a pessoa filmada.

Na hora da edição, é fundamental contar com uma solução que insira o efeito chroma key adequadamente. Afinal, é verdade que cada evento é diferente e pede recursos diferentes, mas com sabedoria e uma boa plataforma, os efeitos podem ser usados livremente.

A Digiclowd é uma plataforma de eventos online que fornece todas as funcionalidades para você extrair os melhores resultados durante a transmissão. Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email