BLOG E CONTEÚDOS
Conheça as diferenças entre um programa e plataforma para evento online!

Conheça as diferenças entre um programa e uma plataforma para evento online!

Na dúvida entre comprar um programa ou contratar uma plataforma para eventos online? Confira nosso post para tirar a dúvida sobre as diferenças entre esses modelos.

Os eventos online estão dominando o mercado. Afinal, são muitas as vantagens que as marcas conseguem extrair dessa estratégia, como um alcance de público muito maior, menos custos envolvidos na execução e maiores taxas de engajamento. Para realizar um evento desses você vai precisar de um programa (ou software proprietário) de transmissão ou uma plataforma para eventos online. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois modelos?

Neste artigo, vamos comparar as diferenças entre programas para transmissão online e plataformas profissionais de eventos digitais, Entenda quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas e qual pode ser a sua melhor escolha.

O que é um programa para transmissão online?

O programa para transmissão ao vivo é uma aplicação instalada localmente na máquina. Embora existam versões gratuitas (que são bem limitadas), o usuário normalmente compra uma licença, baixa o programa da página do fornecedor e o instala no computador.

A partir daí, será preciso entender como funcionam as centenas de funções e configurações necessárias para fazer seu evento online funcionar.

O programa só pode ser utilizado na máquina em que foi instalado, uma vez que normalmente as licenças limitam o número de instalações.

O que é uma plataforma para eventos online?

As plataformas de eventos online são um tipo de software que roda na nuvem, ou seja, é acessível pelo próprio navegador da internet. Assim, não há a necessidade de fazer nenhuma instalação. Você precisará apenas de um cadastro e de uma assinatura do serviço para ter acesso à plataforma, que pode ser controlada em qualquer computador.

Qual a diferença entre programa e plataforma para eventos?

Quando comparamos um programa com uma plataforma para transmissão de eventos, apesar das similaridades, percebemos que as plataformas apresentam vantagens bastante evidentes. Veja só!

Facilidade de instalação e operação

O programa precisa ser instalado e configurado para que funcione corretamente. Muitas vezes, esse processo é complicado e demorado. A plataforma profissional online, por sua vez, basta abrir e usar online. 

Mobilidade

Um programa costuma ser local, ou seja, não permite o acesso em nuvem e nem fora do local físico onde está o computador da instalação. Isso limita bastante a execução do evento. Por exemplo, se der algum erro ou defeito na máquina, instalar o software em outro computador será um transtorno.

Felizmente, as plataformas online de eventos digitais permitem o acesso de modo mais dinâmico, pois com seus dados de acesso, é possível entrar na plataforma em qualquer lugar.

Praticidade para o usuário

Uma das grandes vantagens de uma plataforma para evento digital é que não há necessidade de o participante instalar qualquer aplicativo. Esse tipo de procedimento poderia ser um obstáculo para alguns perfis de público. É como se adicionasse uma camada a mais de dificuldade. Lembre-se que, na grande maioria dos eventos, não se pode obrigar alguém a instalar algo,

Atualizações de um programa

Os programas normalmente exigem updates manuais. Esse se torna um trabalho de manutenção que demanda tempo do usuário. Em alguns casos, para fazer alguma atualização, será necessário pagar outra licença. Por exemplo, se você comprar um programa 2.0, quando a versão 3.0 for lançada, normalmente você terá que pagar outra licença para ter acesso.

Já as plataformas para transmissão online são atualizadas automaticamente diretamente no servidor. Ou seja, o usuário não precisa tomar nenhuma ação. Além disso, ele terá sempre acesso às versões mais recentes com todas as novidades.

Como você percebeu, o programa é um modelo de aquisição convencional e tem muitas limitações. Por outro lado, uma plataforma para eventos online pode garantir mais dinamismo e praticidade na execução e no planejamento do evento

A Digiclowd é uma plataforma para transmissão de eventos online com todas as ferramentas necessárias para colocar seu evento no ar em apenas 20 minutos. Diferente de um programa de reuniões virtuais. Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email