BLOG E CONTEÚDOS
Como é a mensuração de resultados através de eventos

Como é a mensuração de resultados através de eventos

Sabe como a mensuração de resultados pode ajudar você a criar eventos cada vez melhores? Então, confira alguns dos principais indicadores e como usá-los!

As métricas representam informações importantes sobre o desempenho de campanhas e estratégias. São largamente usadas pelas empresas para monitorar e ajustar suas ações para aprimorar ainda mais suas atividades. Dessa forma, a mensuração de resultados de eventos tem sido cada vez mais trabalhada para gerar dados importantes sobre o público e o alcance da marca.

Embora a importância de planejar bons roteiros e executar eventos já tenha sido validada, muitos empreendedores ainda não têm conseguido gerenciar os dados gerados para convertê-los em insights e decisões.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender porque é importante trabalhar esses dados e o que fazer com eles. Por isso, continue a leitura e saiba mais!

Por que fazer a análise dos resultados através de eventos?

Não há dúvidas de que hoje em dia a análise dos resultados dos eventos é muito mais observada do que antigamente. Afinal de contas, os eventos se tornaram muito mais comuns, e as empresas querem se destacar. Para isso, precisam criar projetos que realmente chamem a atenção do público.

Além disso, os eventos digitais, que se popularizaram ainda mais na pandemia, fornecem informações muito mais acuradas sobre a audiência do que eventos presenciais. Sendo assim, lembre-se também que ter a mensuração de resultados também podem:

  • justificar os investimentos feitos;
  • atrair patrocinadores e parceiros;
  • ajudar a planejar os custos para futuros eventos;
  • analisar como o evento impactou seu público.

Como é feita a mensuração de resultados em eventos?

Você já entendeu que trabalhar com métricas é muito mais produtivo. Então, o próximo passo é definir esses indicadores que serão usados. Conheça algumas das métricas para eventos que você precisa acompanhar!

Número de inscritos

Uma das métricas mais básicas em eventos é o número de inscritos. Esse indicador vai ser usado no cálculo de vários outros números para ter uma noção mais clara dos resultados do seu evento. Além disso, pode ser usado para atrair patrocinadores, parceiros e outros leads.

Conversão

Você quer mais do que inscritos para o seu evento; é importante que eles participem da programação. Esse indicador revela a relação entre inscritos e os que efetivamente estão presentes ao evento.

Uma baixa taxa de conversão pode indicar diferentes problemas, como falta de eficiência na comunicação desde o dia da inscrição até o dia da realização do evento.

ROI — Retorno sobre investimento

Essa métrica é usada em diversos tipos de ações. Produtores de eventos a usam para entender o retorno financeiro que o evento gerou. A conta é simples: todos os investimentos e a receita devem ser considerados. Para o cálculo, receita pelo custo e divida pelo custo. O resultado é multiplicado por 100.

Lembre-se, no entanto, que alguns eventos podem não gerar um retorno imediato, de modo que essa métrica não tem um resultado não exato.

Feedbacks

Esse tópico prova que nem toda métrica gera um resultado numérico. Ele pode também expressar de forma clara a qualidade do seu evento. É o caso dos feedbacks. Um breve questionário pode ser criado e compartilhado após a participação do evento para que o público possa avaliar a programação.

Custo de aquisição por participantes

Na prática, o custo para atrair cada participantes precisa ser cada vez menor. Isso é uma questão de eficiência. Sendo assim, esse cálculo é facilmente feito somando todos os investimentos feitos e dividindo pelo número de participantes. 

Você pode comparar com resultados de eventos passados para entender se o seu desempenho em atrair participantes está ficando melhor ou não.

Lidar com tantas métricas de modo manual para a mensuração de resultados não é tarefa fácil. Por isso, o ideal é contar com uma plataforma que automatize não somente os cálculos, mas também a gestão de todo o seu evento.

A Digiclowd é uma plataforma de gestão de eventos que fornece todos os recursos que você precisa. Então, solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis!

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email