BLOG E CONTEÚDOS
7 dicas de como planejar o primeiro evento digital na sua empresa

7 dicas de como planejar um evento digital na sua empresa

Planejar um evento digital não é uma tarefa fácil. Se deseja gerar engajamento, é preciso adotar as práticas corretas ainda no planejamento. Saiba como!

Planejar um evento digital já tem suas dificuldades. No momento de pandemia, em que muitos profissionais foram redirecionados para o home office, outros obstáculos surgiram para oferecer um evento online de qualidade e que gere resultados satisfatórios.

Por isso, veremos algumas dicas de como planejar um bom evento virtual e com isso, reduzir ao máximo as falhas e contratempos.

Quais os principais desafios de planejar um evento digital?

Se por um lado os eventos digitais apresentam vantagens muito claras em relação à redução de custos, ao alcance do público e à maior facilidade de mensurar resultados, o mundo virtual também traz seus desafios.

Por exemplo, ao mesmo tempo em que a tecnologia pode aproximar a marca do seu público, se não forem utilizados os recursos certos, o online pode limitar a interação com o público, o que acabaria por distanciar a assistência e reduzir o engajamento.

Por isso, é preciso focar na experiência dos participantes e adotar tecnologias que permitam mais interatividade entre os participantes. Entenda então alguns cuidados que são necessários tomar no planejamento do seu evento online.

Como fazer um bom planejamento do seu evento online?

Tenha o objetivo e formato do evento bem claro

Há diferentes formatos de eventos digitais, e a escolha vai depender dos objetivos da estratégia. Palestra, seminário, meetup, workshop, seja qual for o modelo, é preciso ter isso bem claro, uma vez que essa decisão vai definir a estrutura, o roteiro e os recursos que serão utilizados no evento.

Busque formas de envolver o participante

Esse é um dos grandes desafios dos eventos online. Muitos participantes podem assistir ao evento enquanto realizam outras tarefas diárias, o que poderia prejudicar bastante o engajamento.

Por isso, é vital planejar um roteiro que exija a interação do público. Por exemplo, em eventos pequenos, é possível reservar espaços para que todos possam falar. Caso o número de pessoas seja maior, o organizador pode incluir enquetes, sorteios ou mesmo dividir os participantes em salas menores para garantir maior interação.

Da mesma forma, os convidados também precisam se sentir envolvidos pelo evento, pois sua participação será decisiva para o sucesso do programa.

Organize um cronograma para manter um ritmo durante o evento

Para que os participantes se mantenham conectados e curiosos para participar até o fim, é preciso criar um roteiro dinâmico, não só pelos recursos visuais, mas também pelo áudio. Diferentes apresentadores e bons moderadores podem ajudar a ditar esse ritmo de forma interessante e atraente.

Capacite digitalmente os participantes

Por mais conhecimento que o palestrante tenha em sua especialidade, participar de um evento online pode ser algo novo. Afinal, no presencial, existe aquele contato direto com o público que ajuda o convidado a ter mais energia. Mas no modelo digital, não há essa proximidade.

Detalhes como uso da câmera, manter a interatividade online e colocar emoção na voz são aspectos que podem ser destacados para ajudar a preparar os palestrantes.

Tenha uma boa divulgação do evento

O alcance de um evento online é grande, mas a concorrência também. Para se destacar nesse tipo de divulgação é preciso ser criativo e inovar. Por isso, estude seu público, conheça seu comportamento e suas preferências para saber como atingi-lo com sua campanha.

Além disso, não se esqueça da importância de preparar o público para o evento, como prévias do programa, trailers, banners e muito mais.

Pense na estrutura para ambientar o evento

Para garantir uma estrutura de sucesso, busque uma plataforma de eventos que forneça os recursos necessários. Muitas dessas plataformas contam com ferramentas que o ajudarão em todas as etapas do planejamento do seu evento.

A Digiclowd é uma plataforma para você planejar eventos digitais de modo simples e prático. Solicite uma demonstração da Digiclowd e descubra como realizar eventos digitais inigualáveis.

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

CONTEÚDOS RECENTES

MATERIAIS E DOWNLOADS

MATERIAIS E DOWNLOADS

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email